A banda Vieira é daquelas que te fazem sentir as vibrações de estar observando um entardecer sentado numa praça vendo o vai e vem de pessoas e de veículos, com a trilha sonora ideal. Achou muito específico? É porque foi justamente assim que foi composto o primeiro trabalho gravado do grupo, o EP Comercial Sul, de 2015. É um som de jovens que transcende a idade.

Tive a oportunidade de conhecê-los durante a cobertura do show de Cícero, em João Pessoa. Eles abriram para o show do carioca simplesmente levantando o público – incluindo este que vos escreve -, em uma apresentação de pouco mais de 30 minutos. Passando por músicas autorais a baladas de Los Hermanos, uma das influências do grupo, e com o vocalista Arthur Vieira esbanjando presença de palco, apresentaram a sonoridade que expressa o DNA deste primeiro EP, cheio de músicas dançantes.

Filhos da terra

Se você é de João Pessoa (PB) e mora na Zona Sul, vai saber bem o porquê das canções de Vieira em Comercial Sul. Os bairros que compõem essa parte da cidade são majoritariamente habitacionais. No entanto, com o crescimento populacional e possibilidades comerciais, a Zona Sul também se transformou em um espaço de comércio em ascensão. Mais especificamente, em um shopping, no coração do bairro dos Bancários. Mas, se não é a sua vivência, não tem problema. As músicas do EP retratam as situações da vida corriqueira que ganham destaque neste panorama. Destaco a faixa homônima do EP, “Comercial Sul”, e a dançante “Quem diria?”.

Refletindo sobre essa vida na capital paraibana, cada uma das cinco faixas têm sonoridades, temas e estilos distintos. Segundo a descrição da banda, “traduzem por meio da linguagem pop: A vida; sensações e episódios que tentam se equilibrar em uma linha tênue, entre o fictício, e a vida real”. No entanto, com um trabalho entrelaçado entre as músicas que expressam a musicalidade indie da banda.

Ganhadores

A banda acaba de participar do concurso Red Bull Breaktime Sessions, que aconteceu em três etapas durante os meses de março e julho, deste ano. O objetivo do evento era encontrar, entre bandas de universidades do país, a preferida pelo público. Depois de mais de 100 apresentações por 56 instituições, passar por uma curadoria e ter ficado entre as 11 melhores, o grupo se credenciou para a votação online. Após mais de 15 mil votos dos internautas, a Vieira sagrou-se campeã e, como prêmio, gravará um EP no famoso estúdio da Red Bull, em São Paulo.

Seja falando de João Pessoa, da vida cotidiana ou até ganhando o mundo com essa visibilidade, o grupo permanece tocando pela sua sonoridade multifacetada e, ao mesmo tempo, como uma brilhante trilha sonora de fim de tarde.

Igor Duarte
Sobre o autor

Um dos inúmeros baianos que nasceram em Pernambuco e ainda se consideram paraibanos. Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba e que finge saber alguma coisa, inclusive tocar violão. Com ouvidos bem atentos de System of a Down até a Banda Sedutora.

Relacionados

Clarice Falcão ficou conhecida pela sua música recheada de humor e ironia, embalada pelo som do...

O porto alegrense Duca Leindecker é compositor, instrumentista, cantor e escritor brasileiro. Aos...

Foto: Camará/Divulgação Entre a composição de uma música até o momento de escutar a canção pronta...

Deixe um comentário

Thanks!

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho aconteceu em Fortaleza o XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom). Dentro do evento, realizou-se a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). E, neste ano, o Segue o Som foi o vencedor do prêmio na categoria Blog.

E não é só isso! Entre os dias 4 e 9 de setembro, o nosso blog concorre juntamente com outros quatro ganhadores de cada região do Brasil pelo prêmio Expocom Nacional. E você vai acompanhar tudo isso de perto! ?