Após um trabalho minucioso e zelado, a Banda-fôrra lançou, na quinta-feira (18), o primeiro álbum do grupo. “Trilha”, que apresenta uma diferença sonora e de finalização em relação ao EP homônimo da banda, lançado em 2015, começou a ser produzido em 2016 e agora surge de maneira significativa para a carreira do grupo paraibano.

Capa do álbum “Trilha”. (Arte: Diogo Galvão/divulgação)

Com um título que remete ao universo musical e ao amor presente nas letras, o álbum foi criado sob um cuidado maior e sem pressa. O vocalista, Guga Limeira, disse que a construção do trabalho foi prazerosa. “’Trilha’, apesar de ser um álbum bem amoroso, é tão da cabeça quanto do coração; arranjos, letras e o próprio repertório foram revisitados, reescritos e redesenhados à exaustão, mas o percurso é de prazer. Não tem como isso não refletir no resultado final”, explicou Guga.

Com oito canções, entre elas “Trilha Sonora”, primeiro single lançado pela banda, é possível perceber, no decorrer dos 30 minutos, o amadurecimento e a beleza entre letra e melodia. Ao longo do processo de construção do trabalho, o repertório mudou algumas vezes, pois há canções escritas de 2015 a 2017, mas que sempre apareciam nos shows que a banda realizava, até mesmo fora do estado. Numa tour que fizeram por São Paulo, já tocavam “Diz nos meus olhos”, a mais antiga do álbum, e “Preguiçar”, mais recente e última a compor esse conjunto de canções. Em breve, será publicado no Segue o Som, uma resenha sobre o álbum que pode ser ouvido aqui:

 

Participações

“Trilha” conta com participações, que, segundo Guga Limeira, não poderiam ficar fora. Em “Abril”, segunda canção do álbum, o músico Arthur Vieira, vocalista da banda Vieira, também empresta a voz e o sotaque à interpretação. “Arthur é um querido e um ídolo. Foi com ele que aprendi a cantar ‘Apego’, que muitas vezes me parece ter sido escrita para a voz dele. Ele também começou a gravar e cantar lá no Capim Santo, onde também gravamos, então nossas histórias, muitas vezes, se misturam. Não tinha como não tê-lo conosco nesse disco”, afirmou Guga.  Além dele, Haley Arthur, participa com percussões, na mesma canção.

Banda-fôrra e sua personalidade única

A banda, que carrega um hibridismo no som que produz desde 2014, é formada pelos músicos Guga Limeira, nos vocais, Ernani Sá e Hugo Limeira, nas guitarras, Matteo Ciacchi, no baixo, e Lucas Benjamin, na bateria. Unindo elementos da cultura nordestina, rock e pop, dialoga também com sonoridades estrangeiras e com a essência da música brasileira, visando contrariar rótulos e estereótipos pré-definidos.

Show em clima de Carnaval

Para lançar efetivamente o novo álbum, a Banda-fôrra realiza um show no próximo dia 28, último domingo do mês de janeiro, juntamente com a banda Vieira. O cenário escolhido é o Parque Casa da Pólvora, que fica Ladeira São Francisco, no centro da cidade. Marcado para às 16h20 da tarde, será possível contemplar um belo pôr do sol e ainda participar de um bloco de frevo para entrar no clima carnavalesco. O show é gratuito.