Foto: The Guardian

Foto: The Guardian

O Stone Roses foi uma das maiores bandas do rock britânico dos anos 1980 e 1990, senão a maior. Esta é uma definição bastante comum entre os fãs do gênero musical e até mesmo entre as bandas da época. Mas, por quê?

Quando fui convidado para falar um pouco sobre música aqui no Segue o Som, me propuseram falar, de cara, sobre o Oasis. Por ser muito fã da banda, me senti na obrigação de também rebobinar a história de uma das bandas que, de certa forma, influenciou e contribuiu para que os irmãos Noel e Liam Gallagher alcançassem o sucesso.

Pois bem, alguns dos mais jovens (digamos que este que escreve está inserido neste grupo) podem não conhecer a banda, mas se você chegou a ouvir alguma música do Oasis ou do Blur, principalmente de seus álbuns de estreia, vai identificar elementos comuns ao som do The Stone Roses. Uma lista da respeitada revista britânica NME (News Music Express) põe entre os discos influenciados por Ian Brown e companhia, inclusive, o disco Achtung Baby, do U2.

GAL6_1718860a

Foto: The Sun

Do disco dos irlandeses, destaco a faixa The Fly, que tem riffs e batidas que remetem a I Am The Ressurrection, do Stone Roses, 11ª faixa do seu disco de estreia. Impossível também não dizer que o visual de Liam Gallagher foi inspirado pelo de Ian Brown, não?

Fundada em 1983, lançou o seu primeiro álbum apenas em 1989, com o mesmo nome da banda. Second Coming, é até hoje seu segundo disco de músicas inéditas gravadas em estúdio, lançado em 1994. Em outubro de 1996, no entanto, a banda se dissolveu, após as saídas do baterista Reni e do guitarrista John Squire.

Quinze anos depois, em outubro de 2011, iniciaram a surgir boatos de um possível retorno, e em 2012 o quarteto resolveu voltar à ativa. Primeiro com shows pequenos, para “aquecer” e depois partir em turnês. Mas a maior surpresa veio há quase duas semanas, quando os Stone Roses lançaram o single All for One, o primeiro em mais de 20 anos.

Ainda não se sabe com certeza se a banda lançará o seu terceiro disco, mas a mídia britânica especula (e muito!), desde que retornaram. Agora, com o lançamento de All for One, as especulações da imprensa do Reino Unido se fortalecem. Enquanto as informações não se transformam em fatos, vamos aproveitar este pequeno aperitivo.

Edgley Lemos
Sobre o autor

É estagiário do GloboEsporte.com da Paraíba, se dedica ao jornalismo esportivo, mas às vezes gosta de dar pitaco em qualquer outro assunto, inclusive a música.

Relacionados

Foto: Kevin Cummins/Getty Images O ano é 1995. Wonderwall toca em praticamente todas as rádios do...

Quando fui convidado para escrever na categoria “Rebobinando”, logo veio à mente, além de muitas...

Deixe um comentário

Thanks!

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho aconteceu em Fortaleza o XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom). Dentro do evento, realizou-se a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). E, neste ano, o Segue o Som foi o vencedor do prêmio na categoria Blog.

E não é só isso! Entre os dias 4 e 9 de setembro, o nosso blog concorre juntamente com outros quatro ganhadores de cada região do Brasil pelo prêmio Expocom Nacional. E você vai acompanhar tudo isso de perto! ?