Dia cinco de fevereiro de 2016. Sexta-feira de carnaval. Ladeira da Borborema, Centro Histórico de João Pessoa. Noite de cafuçu. Eis que acontece a primeira edição do Rec-Beat Apresenta, uma prévia do Festival Rec-Beat – festival de música já consolidado em Recife-PE, e um dos mais importantes do país. A proposta do Rec-Beat Apresenta é oferecer um espaço para bandas e artistas promissores, da cena musical nacional e regional, se apresentarem.

A Edição especial do Rec-Beat Apresenta na capital paraibana ocorreu no Ateliê Multicultural Elionai Gomes e trouxe como atração principal o cantor Liniker, além das bandas Evoé e Luísa e Os Alquimistas, e a DJ Kylt. A realização do evento foi uma parceria da Rec-Beat Produções e a Parahybólica Cultural.

Evoé

A primeira apresentação da noite foi da banda paraibana Evoé!. O grupo que tem o movimento da Tropicália como principal influência (musical e estética), além de ritmos regionais como o forró e baião, fez um show admirável. As letras das canções do conjunto paraibano carregam uma poesia lírica, explícita e retumbante, a exemplo de “Alfenim” De tarde/ depois que sopra aquele vento agreste/ eu deito e corro/ E sonho com aquela tarde, com bicho, com árvores.

Os timbres de Nina Ferreira (voz) e Carlos Araújo (voz, violão e baixo) se complementam e se misturam nos versos das canções que contêm arranjos, os quais progridem e ganham força com o passar dos versos, como “O Poeta e a Rosa”. O grupo que ainda é composto por Emanuel “Badu” (violão e baixo), Gerson Abrantes (bateria), Winston Aquilles (percussão), Rodrigo Marques (sax, flauta) e Lucas Dan (piano, sanfona) está para lançar um novo disco ainda neste primeiro semestre.

REC_BEAT_JP_RAFAEL_PASSOS_4

Foto: Rafael Passos

A alquimia do som de Luísa

Natural do Rio Grande do Norte, Luísa & Os Alquimistas fizeram uma apresentação performática transitando por uma linguagem musical pelo dub, o ragga, e o tecnobrega. É um som que enfeitiça e transborda, e surpreende a quem escuta, como mesmo aconteceu com quem esteve presente no Ateliê Multicultural Elionai Gomes.  Com o disco “Cobra Coral” recém-lançado, o trabalho é todo de músicas autorais e de letras que misturam diferentes idiomas, como o português, o inglês e o espanhol. “Pirate Dream”, “Terceiro Mundo” e “Camaleão” são algumas das composições que fizeram parte do show realizado no Rec-Beat Apresenta, em João Pessoa. Uma grata surpresa.

DJ Kylt

A DJ Kylt, também prata da casa, comandou os intervalos dos shows misturando ritmos latinos, brasileiros e africanos.

Liniker e os Caramelos

O show mais esperado da noite do Rec-Beat Apresenta João Pessoa contou com uma grande apresentação do cantor e compositor, Linker, em conjunto com a sua banda, Os CaramelosNatural de Araraquara-SP, Liniker lançou à pouco tempo o seu EP Cru, e está se preparando para lançar um disco em breve, ainda neste primeiro semestre. O cantor paulistano é apontado como uma grande revelação da nova cena musical brasileira, o qual tem como referência no seu som, o soul e a blackmusic.

REC_BEAT_JP_RAFAEL_PASSOS_6

Foto: Rafael Passos

Se apresentando pela primeira vez pelo Nordeste, com shows em João Pessoa e Recife-PE, cantora e banda fizeram valer a pena essa primeira visita a região. Letras, vozes, arranjos e performances originais. No repertório, músicas como “Louise du Brésil”, “Caeu” e “Remonta” – esta última dará nome ao próximo trabalho. Ao cantar “Zero”, single do seu atual trabalho, foi de arrepiar o coro do público presente. Impecável. A própria artista chegou a ficar encantado com o que ouviu. Sem dúvidas, foi um show memorável.