Historicamente, a música tem um papel crucial em várias sociedades, sendo uma forma de expressão humana de ir de frente ao preconceito e a violência, por exemplo.

Sabemos que o racismo no Brasil, é um problema social e cultural – e que até hoje está presente na nossa sociedade. Esta última frase pode soar repetitiva, mas sim, ele existe! E nós, brasileiros, sabemos disto, mas não tomamos dimensão e fechamos os olhos.

Sendo assim, decidimos compartilhar com vocês o videoclipe da música “Boa Esperança” do rapper Emicida. O vídeo relata um motim de empregadas domésticas negras, contra os seus patrões brancos. A produção foi inspirada em histórias reais de ex-empregadas domésticas, as quais sofreram com o racismo, assédio sexual e machismo. Por ser um videoclipe diferente, pois foi feito propositalmente em forma de curta-metragem, tem causado uma grande repercussão na internet.

Pode-se dizer que Emicida está em grande evidência atualmente, dos poucos artistas brasileiros que levantam a bandeira contra o racismo, levando em consideração o seu manifesto através da música. O rapper paulistano ganha ainda mais força ao levar em consideração a sua metodologia musical (letras que tem uma abordagem histórica, da rua, do dia a dia). Ou seja, uma linguagem musical jovem para um público jovem, só que adotando uma postura de gente grande.

Clica e confere!

Pedro Neri
Sobre o autor

Pernambucano radicado na Paraíba. Estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Filho de pais músicos (mas tocar que é bom, nada. Só arranha um cavaquinho). Eclético no modo de apreciar a boa música. Mas, o que é a boa música?

Relacionados

“Tá aí o que vocês tanto queriam. Agora é oficial.” Entoava Pedro Baby, filho de Pepeu Gomes e Baby...

Foto: Netflix/Divulgação Liberdade pra mim é não ter medo. Essa frase de Nina Simone poderia ser o...

Duvido muito que até os mais jovens leitores deste site não tenham ouvido alguma música do Prince....

Deixe um comentário

Thanks!

Entre os dias 29 de junho e 1º de julho aconteceu em Fortaleza o XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom). Dentro do evento, realizou-se a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). E, neste ano, o Segue o Som foi o vencedor do prêmio na categoria Blog.

E não é só isso! Entre os dias 4 e 9 de setembro, o nosso blog concorre juntamente com outros quatro ganhadores de cada região do Brasil pelo prêmio Expocom Nacional. E você vai acompanhar tudo isso de perto! ?