Na mesma semana em que o Segue o Som retomou os trabalhos, a música perdeu um grande nome. Na última segunda-feira (15), a vocalista da banda irlandesa The Cranberries, Dolores O’Riordan, morreu. A cantora tinha 46 anos e a causa de sua morte ainda não foi divulgada. Em um breve comunicado, a assessora de Dolores informou que a artista morreu em um quarto de hotel em Londres, onde se preparava para participar de uma gravação.

Após a morte, diversas informações acerca da vida pessoal da cantora começaram a ser novamente divulgadas. Dentre elas, relatos de assédio sofridos pela cantora. Durante sua carreira, Dolores concedeu algumas entrevistas em que confessou ter sido abusada dos 8 aos 12 anos de idade por uma pessoa próxima a família. Ela afirmou algumas vezes carregar um sentimento de culpa pelo ocorrido.

Em decorrência do trauma, em 1999, a cantora lançou uma música intitulada de Fee Fi Fo, que conta a história de uma menina que foi abusada sexualmente. Também foi noticiado que a artista sofria de transtorno de bipolaridade, além de alguns outros incidentes que marcaram sua vida pessoal.

Dolores também foi vítima de um transtorno alimentar: a anorexia. Ao longo de anos, esse problema também foi acompanhado por constantes crises nervosas, abuso de álcool e pensamentos suicidas.

Para eternizar as músicas dessa banda tão influente e, especialmente, de O’Riordan, elencamos aqui cinco músicas que devemos ouvir em repeat mode.

Linger

Ao longo de seus 28 anos de carreira a frente do grupo formado em Limerick, na Irlanda, Dolores O’Riordan deu voz a músicas que marcaram a década de 90. Em 1993, o grupo lançou seu primeiro álbum, intitulado Everybody else is doing it, so why can’t we?. Já no primeiro álbum, a banda emplacou um de seus maiores sucessos, a música Linger. A canção também fez parte da trilha sonora do filme Click.

Dreams

O grupo irlandês vendeu, ao longo de sua carreira, mais de 40 milhões de álbuns. No entanto, foi ainda no primeiro álbum que eles explodiram com uma outra música de grande repercussão. Dreams.

Ode to my family

Em 1994, The Cranberries lançou mais um disco com grandes sucessos. A começar pela primeira faixa do álbum: Ode to my Family.

Zombie

O disco foi lançado em 1994, mas a história de uma das músicas mais famosas da banda só ganhou notoriedade após a morte da vocalista. Zombie foi uma canção que ganhou o prêmio de melhor composição do EMA, o MTV Europe Music Award. Ela foi inspirada na triste história de duas crianças que foram mortas na Inglaterra, num incidente provocado pelo grupo armado da Irlanda do Norte, IRA.

Just my imagination

A última música da nossa lista é Just my Imagination, que está inserida no quarto álbum da banda, Bury the Hatchet, lançado no ano de 1999.